AGLOMERADO

O Aglomerado é constituído por partículas de várias espécies de madeira unidas por resinas sintéticas e prensadas a altas temperaturas e pressão. 

O aglomerado pode ser utilizado sem revestimento (em cru) e com quase todo o tipo de revestimentos (melaminas, folha de madeira e termolaminados-painel sandwich) e acabamentos (velaturas, vernizes ou lacas) possíveis.

É um produto de fácil manutenção e com alguma resistência á humidade ou ao fogo (dependendo da sua classificação).

Sendo provavelmente o mais comum dos produtos derivados de madeira, o aglomerado de partículas é muito versátil no respeitante às suas potenciais aplicações e é adequado para uma utilização generalizada, sobretudo em mobiliário e na construção.

Consoante a sua especificidade o aglomerado divide-se nos seguintes produtos:

Aglomerado Standard

É um aglomerado de partículas de madeira com excelentes características mecânicas e superficiais. A superfície é uniforme e macia, ideal para revestimento com folha de madeira ou papéis decorativos, envernizado ou outro acabamento.

 

Aplicações:

Fabricado de acordo com os requisitos e procedimentos das Normas Europeias, as suas características permitem a utilização generalizada em aplicações interiores e mobiliário, sendo de destacar o seu excelente comportamento ao corte, fresagem, lixagem e acabamento.


Aglomerado Hidrófugo

 É um aglomerado de partículas com características especiais de resistência à humidade ocasional.

 

Aplicações:

Mobiliário de cozinha ou sala de banho.
A sua performance em aplicações de construção é também elevada, podendo, com o revestimento adequado, ser utilizado em cofragens, apainelamento de paredes e outras aplicações.

 

Aglomerado Ignífugo 

Trata-se de um aglomerado de partículas com características especiais de reação ao fogo, disponível nas classes B, s2-d0 e C, s2-d0, conforme a norma EP EN 13501, para elementos construtivos ou outras aplicações especiais.

Aplicações:

Mobiliário, portas, revestimento de paredes e tectos, especialmente em edifícios públicos ou outras áreas sujeitas ao cumprimento de regulamentação especial contra fogo.